Cinco razões para você visitar a Estátua da Liberdade

15 de abril de 2020
Destinos Internacionais

Fala, viajante! Voltamos recentemente de Nova York e iremos compartilhar com você várias dicas dessa cidade cosmopolita. Vamos começar falando do ponto mais icônico da Big Apple: a Estátua da Liberdade.

Sabemos que muitas pessoas acabam excluindo esse passeio do roteiro por diversas desculpas (ops, diversos motivos), como: pouco tempo que tem na cidade, por NYC já possuir muitos atrativos, ou por achar o tour muito turístico. Se você está na dúvida se deve ou não visitá-la, iremos apontar 5 RAZÕES para você não deixar de conhecer esse lugar incrível, que é o maior símbolo da cidade e um dos maiores ícones de LIBERDADE do mundo!

PLANEJANDO VIAJAR? Confira aqui todos os nossos planos de roteiros personalizados!

O belíssimo skyline de Manhattan a partir do Ferry, à caminho da Ilha da Liberdade!

SOBRE A ESTÁTUA DA LIBERDADE

Em comemoração ao centenário da Independência norte-americana, a França presenteou os Estados Unidos em 1876 com a estátua, que representa a Libertas, Deusa Romana da Liberdade.

O monumento foi construído pelo escultor francês Frederic-Auguste Bartholdi. A inspiração para o rosto a ser representada na estátua teria vindo da sua mãe. Bartholdi se inspirou no professor de direito e política Edouard de Laboulaye, que teria dito em 1865 que qualquer monumento erguido à independência estadunidense seria adequadamente um projeto conjunto dos povos francês e norte-americano.

A estátua foi concluída em julho de 1884. Após ser desmontada em 350 peças, e embalada em 214 caixas, foi colocada no navio francês que a transportou até os Estados Unidos, chegando em Nova York no ano de 1885. Em abril de 1886, a construção do pedestal foi concluída e logo em seguida começou a montagem do monumento, que levou 4 meses para ser montada. A Estátua da Liberdade foi inaugurada pelo presidente norte-americano Grover Cleveland, no dia 28 de outubro de 1886.

As medidas da estatua são impressionantes. Segundo o Guinness, o livro dos recordes, trata-se da escultura mais pesada do mundo, com 225 toneladas. Sem o pedestal a estátua mede 46, 5 metros, sendo que com ele, alcança os 92,99 metros. Para chegar até o topo, são 354 degraus, o equivalente a 22 andares.

O fogo da tocha erguida pela mulher representa a liberdade do povo. Em sua coroa existem 25 janelas (que simbolizam as jóias encontradas naquelas terras) e 7 raios (que representam os sete continentes e os sete mares do mundo). Em sua mão esquerda segura uma tábua, na qual está escrita a data da Independência (04/07/1776). E em seus pés há uma corrente quebrada, simbolizando a força da liberdade.

Mas vamos ao que interessa?

VIAJANDO AOS EUA? Clique aqui para tirar seu visto americano!

5 RAZÕES PARA VISITAR A ESTÁTUA DA LIBERDADE

1 – Uma experiência diferente em NYC.

Que NYC possui diversos atrativos isso é inegável, mas essa experiência é diferente das demais, pelo fato de ser uma atração navegável. Por estar localizada em uma pequena ilha chamada Liberty Island, cercada pelo Rio Hudson, o único meio de chegar até a estátua é através de ferrys. Chegamos na região do Battery Park em Manhattan com 15 minutos de antecedência, passamos pelo controle de segurança e pegamos a embarcação das 10 horas. O trajeto até a ilha durou cerca de 25 minutos e foi muito tranquilo.

2 – Atração com ótimo custo x benefício.

Sabemos que o dólar está nas alturas. No cenário atual, com nossa moeda desvalorizada, dificilmente você achará algo em NYC barato. Mas fazendo um comparativo com as outras atrações, achamos essa com o melhor custo x benefício, por ter incluída a navegação, o acesso ao museu e áudio-guia. Sem falar que o ingresso dá acesso a outra atração: a Ellis Island (conhecida como a Ilha da Imigração – nós não fizemos dessa vez, pois estávamos com o tempo corrido, mas se tiver mais tempo, vale a pena conhecer). Há sites que vendem o ingresso com acesso ao pedestal de $ 19,25 a $ 26,25. Se quiser subir na coroa e encarar os 354 degraus, é acrescido $ 3 dólares no valor do ingresso original.

3 – Se você gosta de história, esse é o lugar certo.

Ao chegar à ilha recomendamos que você garanta o áudio-guia no idioma da sua escolha (escolhemos em português). Ao passar pelas placas a gente digitava o número no “telefone” e a história era contada. Muito interessante saber mais sobre o lugar e as curiosidades da famosa estátua, símbolo de NYC.

Os protótipos da Estátua da Liberdade que são expostos no museu!

Além disso, a ilha conta com um novo museu, o Statue of Liberty Museum que era o antigo forte, e foi inaugurado meados de 2019. Dentro dele é possível ver algumas maquetes da estátua, arte, história e a tocha original, que era um farol (ela foi substituída pela tocha atual em 1986). Também há uma espécie de cinema com diversos vídeos sobre a construção da estátua. Ah, não precisa pagar mais nada para visitá-lo.

4 – Uma das vistas mais bonitas de Manhattan é de lá.

A Ilha da Liberdade fica num lugar estratégico e em vários pontos dela é possível admirar o lindo Skyline (um horizonte de prédios imponentes de NYC). É um dos lugares mais bonitos para registrar uma super foto de Manhattan! Logo de cara vimos o One World Trade Center, um dos maiores prédios do mundo, e vários prédios do distrito financeiro. Se quiser observar mais de perto, basta colocar uma moedinha no binóculo e ser feliz (rs)! Agora, se tiver disposição, vale a pena encarar os degraus até a coroa da estátua e admirar ainda mais os arranha-céus da cidade.

Em vários pontos da ilha você pode ter uma visão incrível de Manhattan, através desses binóculos.

5 – Uma das finalistas ao Título de Maravilha do Mundo Moderno.

O monumento é considerado pela UNESCO uma “obra prima do espírito humano” e Patrimônio Mundial pela sua grande importância histórica e cultural. Não é a toa que é o principal cartão-postal da cidade de Nova York e também é um dos pontos turísticos mais visitados dos Estados Unidos. Pela sua beleza e imponência, a Estátua da Liberdade chegou perto de levar o título de uma das vencedoras à Maravilha do Mundo Moderno!

INFORMAÇÕES ÚTEIS

  • Horário de abertura: aberto diariamente, exceto no Thanksgiving e 25 de dezembro. A primeira balsa sai do Battery Park às 08:00 ou 09:00 (a depender da temporada) e a última às 15:00.

TALVEZ VOCÊ GOSTE: Benefícios do Programa Genius da Booking.

Mais detalhes desse passeio nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá, podemos te ajudar?