O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR À LOPES MENDES: nosso roteiro e dicas

8 de dezembro de 2020
Destinos Nacionais

Fala, viajante! Se você está pesquisando sobre outras dicas de Ilha Grande, acesse essa matéria aqui antes! Nela contamos um pouco mais sobre a Ilha, falamos sobre as formas de chegar e nosso passeio de lancha!

Mas se você quer saber somente sobre o que fazer na região da Praia de Lopes Mendes, você está na matéria certa! Bom, no nosso segundo dia visitando Ilha Grande, resolvemos conhecer a Praia de Lopes Mendes e, de quebra, conhecer a Praia de Santo Antônio (isso mesmo, dá para conhecer outra praia!), que fica numa trilha próxima de Lopes Mendes.

Para esse passeio fechamos com a Simone, da empresa TONSI Tour (insta deles: @tonsitour.ig / whatsapp: 21 99827-6282). A seguir, vamos contar nosso roteiro e algumas dicas do passeio, então vamos lá?!


Praia de Lopes Mendes

A Praia de Lopes Mendes é considerada a praia mais famosa da região e já foi eleita como a Maravilha número 1 da ilha. Localizada de frente para o Sul, com aproximadamente 3 km de areia branca fina, essa praia é um paraíso de mar azul-esverdeado e de água transparente. Além disso, o mar costuma ser agitado, mas com pouca profundidade (tem época que você caminha por metros e a água não bate no joelho).

Lopes Mendes já foi habitada pela comunidade caiçara, mas hoje é uma praia quase deserta com muita sombra natural das amendoeiras e coqueiros que ficam à margem em sua faixa de areia.

Há duas formas de acesso à Lopes Mendes a partir do Abraão: através de barco + trilha ou só trilha (6 km). Se sair de Araçatiba, há opção de lancha. Bom, ficamos com a primeira opção! Como falamos, o mar é muito agitado em Lopes Mendes, por isso, as embarcações param lá.

Pegamos o saveiro na Vila do Abraão às 10:30 que nos deixou na Praia do Pouso em 40 minutos. A Praia do Pouso é o ponto de partida para a Praia de Lopes Mendes. É uma praia que vale a pena destinar alguns minutos do passeio para curtir, mergulhar, almoçar no restaurante flutuante e tirar foto com as pranchas.

A clássica foto nas pranchas!

Bom, encaramos uma trilha de, aproximadamente, 30 minutos a partir da Praia do Pouso até Lopes Mendes. Precisamos falar para vocês que nosso nível de sedentarismo estava elevado, por conta da pandemia, então achamos que a subida cansou bastante (são mais ou menos, 20 minutos só de subida). Vimos muitas famílias fazendo essa trilha, então é aquilo: devagar e sempre, pois você chegará lá!

É importante levar em conta o tempo do percurso para se programar corretamente (senão pode perder o saveiro de volta e aí terá que pegar uma voadeira – o que sairá muito mais caro).

Assim que chegamos na praia, subimos o nosso drone e ficamos encantados com a paleta de cores do mar e o contraste com a Mata Atlântica. Por mais agitado que o mar seja, dá para entrar tranquilamente, pois as ondas não chegam com tanta potência na beira da praia! É aquela praia para passar o dia inteiro relaxando. Procure um espacinho mais afastado da entrada e desfrute o que há de melhor desse paraíso!

Imagem aérea da Praia de Lopes Mendes

É importante avisar que não vimos vendedores ambulantes, então leve seu lanche, água e protetor solar. Ah, não esqueça de recolher o seu lixo da praia!

Se tiver disposição, vale a pena ir até a Igrejinha abandonada que tem no final da orla para tirar aquela foto pro Instagram. Como queríamos visitar a Praia de Santo Antônio e nosso tempo estava corrido, deixamos pra outra oportunidade a visita nessa igreja.

ESTÁ PRECISANDO DE UM ROTEIRO PERSONALIZADO? Clique aqui e saiba mais! 


Praia de Santo Antônio

Saímos de Lopes Mendes, pegamos a trilha de volta à Praia do Pouso, mas no meio do caminho desviamos para a trilha que dá acesso à Praia de Santo Antônio (conhecida como “T11”). É importante avisar que a placa indicativa para acesso a essa trilha estava pichada e camuflada pela vegetação. Então o que nos “salvou” foi um morador local que estava passando por nós e nos indicou o caminho correto.

A trilha da Praia de Santo Antônio é mais complicada que a de Lopes Mendes. Não só pelo fato de ser estreita, mas também porque tivemos de passar por troncos de árvores caídos e vegetação tomando conta do caminho da trilha. Então fizemos essa trilha com calma (cerca de 25 minutos até a praia) e redobramos a atenção para não entrar numa “fria”!

OBS: trocamos ideia com uma outra viajante que encontramos na trilha e ela informou que essa trilha já foi melhor e que esses obstáculos que encontramos são por conta da falta de manutenção do caminho, que foi ocasionado pela pandemia. Então se vocês forem em outra oportunidade nos avise como esse trajeto está!

Assim que chegamos, pegamos a praia “só pra gente”, totalmente vazia, um verdadeiro paraíso! Esse lugar possui uma beleza diferente da praia de Lopes Mendes, pelo fato de ter muitas pedras na beira do mar e a sua faixa de areia ser mais curta. Nessa praia avistamos piscina natural, muitos peixes na beira do mar e também vimos um pequeno riacho que desemboca no mar (ótimo para lavar o rosto após a praia).

Botamos nosso drone pra subir e ficamos impressionados com as imagens desse lugar! Tiramos alguns minutos para praticar snorkelling e admirar as espécies de peixes (muito cuidado aqui: a maré puxa bastante e há muitas pedras, o que poderá ocasionar em acidente, se for inexperiente).

Voltamos para a Praia do Pouso às 14:45, pois nosso saveiro sairia às 15:30. Ah, sempre é bom lembrar: evite pegar trilhas à noite e tente voltar para a Praia do Pouso antes do final do dia.

Informações adicionais sobre o passeio:

– Saídas da Vila do Abraão: 09:30 e 10:30

– Saídas da Praia do Pouso: 14:30 e 15:30

– Preço: R$ 40,00 – ida e volta.

– Pode levar comida e bebida no barco. Almoço e demais consumações por conta de cada cliente.

Conhecer Lopes Mendes e a encantadora Praia de Santo Antônio foi demais! Esperamos ter ajudado você no planejamento da sua viagem! Mais vídeos de Ilha Grande no nosso Instagram e no canal do Youtube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá, podemos te ajudar?